O QUE É UM ALINHAMENTO DE DIRECÇÃO?

O alinhamento de direcção consiste na formatação do veículo de acordo com as especificações do fabricante, no que concerne à geometria do veículo. Um alinhamento de direcção rigoroso implica o uso de ferramenta e procedimentos específicos para cada fabricante.

PORQUE O ALINHAMENTO DE DIRECÇÃO?

Um alinhamento de direcção incorrecto implica custos em pneus, combustível e contribui para a insegurança do veículo e dos seus ocupantes.

COM QUE FREQUÊNCIA DEVE SER ALINHADA A DIRECÇÃO?

Sempre que o veiculo seja alvo de alguma reparação que altere a geometria do veiculo (exemplo: substituição de amortecedores, braços de suspensão, ponteiras de direcção, foles…).

Sempre que o condutor detecte sinais de desgaste irregular dos pneus, se o carro tender a alterar a sua trajectória ou se o condutor notar o carro instável.

ÂNGULOS DE ALINHAMENTO

Para alinhar correctamente a direcção, há que ter em conta os vários ângulos de alinhamento, por forma a colocar o veículo de acordo com o recomendado pelo fabricante.

Sopé ou Camber - O sopé é o ângulo formado pela inclinação da roda para dentro ou para fora em relação à vertical natural. O sopé é considerado positivo quando a parte superior da roda está inclinada para fora e negativo quando a parte superior da roda está inclinada para dentro.

Avanço - O avanço é a inclinação para a frente ou para trás do eixo de direcção, tendo com referência a vertical natural. O avanço é considerado positivo quando a parte superior do eixo de direcção está inclinado para trás e negativo quando a parte superior do eixo de direcção está inclinada para a frente.

Convergência / Divergência - A convergência/divergência é o ângulo formado entre a linha longitudinal do veículo e a linha média dos pneus, quando o veículo é perspectivado a partir de uma vista superior.

VIDA DO SEU CARRO

s
arrow_upward