Principais riscos de conduzir com pneu careca

Quais são os principais riscos de conduzir com pneus carecas?
1. Perda de aderência e estabilidade:
Quando os pneus estão "carecas" os sulcos são muito reduzidos ou praticamente inexistentes, o que causa falta de aderência e aumenta a probabilidade de derrapagens, principalmente em curvas apertadas ou manobras bruscas.
2. Aumentar a distância de travagem:
Se os pneus deixam de ter atrito entre o pneu e o asfalto, terá que garantir uma distância de travagem maior para evitar colisões. Precisará de uma maior distância desde o momento em que começa a travar até o veículo parar completamente.
3. Possibilidade de o pneu rebentar:
Com o desgaste excessivo do pneu, este fica mais enfraquecido, aumentando a possibilidade a uma ruptura súbita e o risco de colisão grave.
4. Alinhamento de direção comprometido: Quando o pneu está careca afeta a geometria do veículo porque exige uma maior esforço na direção do veículo e consequentemente, diminiu a segurança do veículo.
5. Aumenta o risco de aquaplanagem:
A falta de sulcos no pneu não permite o escoamento da água, o que faz com que o pneu "flutue" sobre o asfalto e perca o contacto com o solo.
Recomendações:
- Verifique regularmente o estado dos pneus e a profundidade do piso;
- Alinhe a direção do veículo de acordo com as recomendações do fabricante ou quando sentir alguma irregularidade na condução;
- Substitua os pneus antes de chegarem ao limite mínimo de desgaste para garantir a segurança do veículo.