Um alinhamento de direção incorrecto implica custos em pneus, combustível e contribui para a insegurança do veículo e dos seus ocupantes
O QUE É UM ALINHAMENTO DE DIREÇÃO?
O alinhamento de direção consiste na formatação do veículo de acordo com as especificações do fabricante, no que concerne à geometria do veículo. Um alinhamento de direção rigoroso implica o uso de ferramenta e procedimentos específicos para cada fabricante.
PORQUE O ALINHAMENTO DE DIREÇÃO?
Um alinhamento de direção incorrecto implica custos em pneus, combustível e contribui para a insegurança do veículo e dos seus ocupantes.
COM QUE FREQUÊNCIA DEVE SER ALINHADA A DIREÇÃO?
Sempre que o veiculo seja alvo de alguma reparação que altere a geometria do veiculo (exemplo: substituição de amortecedores, braços de suspensão, ponteiras de direção, foles…).
Sempre que o condutor detecte sinais de desgaste irregular dos pneus, se o carro tender a alterar a sua trajectória ou se o condutor notar o carro instável.
ÂNGULOS DE ALINHAMENTO
Para alinhar correctamente a direção, há que ter em conta os vários ângulos de alinhamento, por forma a colocar o veículo de acordo com o recomendado pelo fabricante.
Sopé ou Camber - O sopé é o ângulo formado pela inclinação da roda para dentro ou para fora em relação à vertical natural.
O sopé é considerado positivo quando a parte superior da roda está inclinada para fora e negativo quando a parte superior da roda está inclinada para dentro.
Avanço - O avanço é a inclinação para a frente ou para trás do eixo de direção, tendo com referência a vertical natural.
O avanço é considerado positivo quando a parte superior do eixo de direção está inclinado para trás e negativo quando a parte superior do eixo de direção está inclinada para a frente.
Convergência / Divergência - A convergência/divergência é o ângulo formado entre a linha longitudinal do veículo e a linha média dos pneus, quando o veículo é perspectivado a partir de uma vista superior.